Introdução

Este é o 2º trabalho de física (eletricidade), constituindo-se de uma avaliação formativa! Isto é, uma avaliação com objetivo de levar as alunas e alunos a estudarem a matéria! O trabalho vale até 1,0 ponto, assim constituídos!

  • Texto autoral do trabalho original0,3 pontos! (Todos os textos plagiados (iguais) ficarão com zero nesse item! (spoiler: quero testar meu software pega plágio!)
  • Descrição correta dos conteúdos envolvidos na questão – 0,3 pontos
  • Desenvolvimento correto da resolução0,4 pontos

Este trabalho deve ser feito em DUPLA ou individualmente, respeitando-se a numeração da chamada, conforme descrito abaixo! Trabalhos entregues com mais de dois autores ficarão com ZERO!

Data final para a entrega (ou seja, o trabalho pode ser entregue de hoje até a data final!): 19/06/2017 d.C. Como é uma atividade de avaliação feita fora da escola não haverá adiamento da data de entrega! Vocês foram avisados!

Forma da entrega: O trabalho deve ser entregue em arquivo eletrônico (PDF ou ODT) no endereço: cp2 arroba sergioflima ponto pro ponto br – no campo assunto (do e-mail) deve, obrigatoriamente, constar: Nome(s), Turma e “Trabalho de Eletricidade”

Mimimi não sei converter de DOC ou DOCX(MSWord) para ODT/PDF

  • OPÇÃO 1: Use o google doc como editor e no final baixe seu arquivo (download) como odt ou PDF!
  • OPÇÃO 2: Use seu MSWord, salve seu arquivo e depois use esse conversor de documentos: https://convertio.co/pt/doc-odt/

Por que EU só aceito ODT ou PDF? Porque são formatos de arquivos abertos! No futuro sempre poderei abrir estes arquivos. O que não ocorre com formatos proprietários como o docx, por exemplo!

As questões

Todas as questões encontram-se nesta lista aqui (clque para baixar)!

Cada alunx (ou dupla) deverá fazer duas (02) questões conforme descrito abaixo:

  • Pares da 1307 e Nº ímpares da 1301 -> 21 – enem 2013 e 23 – enem 2012
  • Ímpares da 1307 e Nº Pares da 1301 -> 04 – enem 2015 e 01 – enem 2016
  • Pares da 1303 e Nº ímpares da 1305 -> 18 – enem 2013 e 14 – enem 2009
  • Ímpares da 1303 e Nº Pares da 1305 -> 07 – enem 2011 e 02 – enem 2016

Para cada uma das questões que a/o aluna/o (ou dupla) irá resolver deverá conter, obrigatoriamente:
1) – Que conceitos de física/eletricidade estão envolvidos na resolução da questão.
2) – Um texto autoral, argumentativo e objetivo, que justifique a opção correta. O texto, obviamente, deve conter os conceitos e equações necessárias na argumentação.

Veja o padrão de texto que eu espero no exemplo abaixo:
questão enem- exemplo de resolução

Padrão de texto para cada uma das questões do trabalho proposto:
1) Conceitos de física envolvidos: Potência elétrica, Relação entre potência, DDP e resistência elétrica. Relação entre resistência elétrica e a geometria e o material constituintes do resistor!

2) O problema deseja que a potência elétrica seja a mesma, mantendo o material do resistor, dobrando a ddp e mudando apenas a resistência elétrica.

Como a potência, a ddp e a resistência estão relacionados pela equação P = U²/ R teremos então:

U1²/R1 = U2²/R2 => 110²/R1 = (2.110)²/R2 = > 110²/R1 = 4.110²/R2=> R2 = 4R1

Para aumentar a resistência R1 4 vezes (com o mesmo material) basta aumentar o comprimento 4 vezes (mantendo a área da seção reta) ou manter o comprimento e reduzir a área a quarta parte, uma vez que R é diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional a área da seção reta (2º Lei de Ohm).
2º Lei de Ohm

Logo, a opção que atende a uma das condições é a opção E: Trocar a “resistência” do chuveiro por uma com a quarta parte da área da seção reta do fio!

Dúvidas e etc

O objetivo pedagógico do trabalho é colocar as alunas e alunos para estudarem a matéria! A nota não é um objetivo, mas uma simples necessidade formal (eu sei que pais e alunxs que ainda não entenderam a função da Escola só se preocupam com a nota… c’est la vie!). Por isso a data de entrega é antes das provas!

Como de costume, dúvidas e mimimis, usem os comentários! :-)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>