Uso das TICs na Física do Colégio Pedro II

TICs = Tecnologias de Informação e Comunicação (Colaboração)

Por que?

Estamos entrando na Era da Informação… por que continuar usando as mesmas ferramentas e metodologias da Era Industrial? Se por um lado ainda não sabemos como usar estas ferramentas, não vejo outra maneira de aprendermos como usá-las que não seja usando-as… (foi assim, para andar, pra beijar e etc…)!

Como aprender na Era da Informação? Que tal aprendermos em redes de colaboração?… Partilhando as dúvidas, as respostas, as descobertas, as sacações, as inovações… As TICS serão apenas ferramentas para que possamos desenvolver 4 competências fundamentais:

  • Aprender a ser!
  • Aprender a conviver!
  • Aprender a fazer!
  • Aprender a conhecer (aprender)!

Objetivos Gerais – O que se espera dos alunos

Fundamentalmente que os alunos se envolvam nas atiividades propostas, que troquem, que partilhem, que perguntem, que respondam, que ousem pensar para além do reme-reme da escola tradicional!

Isso significa ir além do reproduzir a resposta certa, do copiar e colar, da busca de uma nota. Espera-se que ao longo do processo, vocês desenvolvam a capacidade de aprender numa sociedade em que a informação será cada vez mais abundante. Que descubram suas qualidades e a coloquem a serviço da aprendizagem de todos!

Que aprendam física!

Ferramentas

Vamos essencialmente usar um blogue como ferramenta de produção individual e um wiki, para o portifólio (produção intelectual) a turma.

RPF (Respostas as às Perguntas Frequentes)

Caro aluno, este texto foi escrito especialmente para você! Assim, ao longo do ano quando você se perguntar: Por que o professor quer que eu e meus colegas usem Blogues e Wikis no curso de Física#livro fisica? Você terá as respostas aqui a sua espera!

Considere isto uma FAQ (Frequently Ask Question ) ou se preferir RPF (Resposta às Perguntas mais Frequentes):

  • O que são Blogues? E como eles podem agregar alguma coisa nas minhas aprendizagens?Blogues são conversações! Uma maneira fácil de você publicar na internet suas idéias, dúvidas e descobertas, sem precisar conhecer nada de internet, html e informatiquês!

    O seres humanos aprendem em comunidade (Paulo Freire). Você aprende mais quando reflete, compartilha, discute aquilo que é o seu objeto de aprendizagem! Portanto, os blogues funcionarão como um “LOG”, um rastro das suas aprendizagens e dos seus colegas! Acredite, na Era da Informação aprender como se aprende é mais importante do que o próprio conteúdo que você aprende!

  • O que são wikis? E como eles podem agregar alguma coisa nas minhas aprendizagens?? Wiki é uma tecnologia para escrita colaborativa na web! Ou seja, um documento pode ser editado por várias pessoas na web, sem que seja necessário conhecer html e informatiquês. Algumas simples marcações e o texto está publicado na web.

    Usaremos o wiki, para documentar projetos e produzir o portifólio da turma, isto é, a produção acadêmica da turma!

  • O que o professor espera dos alunos com os blogues? – Eu espero que vocês publiquem suas dúvidas, publiquem aquilo que descobriram, aquilo que aprenderam, que usem o blogue como se fosse uma “cola para a prova”! Ou seja, algo que você consultaria, se quisesse lembrar de algo! Mas blogues não servem apenas para publicação! Seu maior poder é o poder de interagir com os leitores, no caso o professor e os seus colegas!. Assim eu também espero que você leiam o que os seus colegas produziram, comentem, discutam, acrescentem, corrijam e interajam entre si.

    A nota do blogue/wiki (30% da avaliação) se dará em função da participação de vocês no blogue dos alunos (Turma 102, Turma 104, Turma 106)

  • Ao final de cada unidade de estudo, vocês deverão se organizar para produzir o resumo da turma no wiki, especificamente nestes endereços: Turma 102, Turma 104 e Turma 106. Maiores detalhes serão dados em ocasião mais oportuna!
  • Como será o critério de notas para a participação nos blogues e no wiki? – Vocês farão duas provas tradicionais (como na Era Industrial) valendo 70% da nota! E a pariticipação nos blogues e wikis (e a produção escrita é claro!) corresponderá a 30% da nota!

    Vou levar em conta a qualidade e a quantidade das contribuições (individuais) nas duas ferramentas! Por isso você deverá sempre se autenticar (logar) no blogue e assinar suas contribuições na wiki! No laboratório de informática, veremos como isso é feito!

Acho que isto é suficiente! Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre algo em relação ao uso dos Blogues e dos Wikis, use o comentário abaixo ou envie sua dúvida direto para contato @ aprendendofisica.pro.br.

Eu publicarei a resposta, sempre aqui no blogue, a menos que seja algo muito particular e/ou que não contribua para o conjunto dos alunos a sua publicação!

Um ótimo ano de aprendizagens colaborativas de física[bb] para todos nós!

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Atividade, CP2, Dicas, Referências. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas para Uso das TICs na Física do Colégio Pedro II

  1. carla disse:

    Estou em dúvida em tragetória e movimento ?

  2. Luan Casimiro disse:

    Muito boa a idéia professor !

    Um jeito diferente e bom .

    ====

    Opa Luan!

    Espero que seja bom para os alunos! No sentido de que eles resgatem a vontade e o gosto por se envolverem nas aprendizagens. Pois afinal de contas é uma das boas coisas que ficam da escola! As coisas que aprendendemos e as amizades!

    abraços

  3. Laís disse:

    Professor… não estou achando sua resposta !! :(
    Mas eu acho q a gente não escreveu no lugar certo !! =0
    então… eu to mandando de novoo !!
    Beijos… =D

    Meu grupo (Ingrid, Rosane e Taís), está com dúvidas em relação ao trabalho dos mapas suleados. =/
    Se pegarmos um mapa do mundo e colocar o observador na antártica no centro do mapa, estaria certo? Porque indicaríamos algo que sempre foi visto como sul “de cabeça pra baixo”, por exemplo, transformando numa superfície toda “de cabeça pra cima”.
    :-)

    Outra dúvida: xD
    No caso de um mapa da sala de aula ou do pátio, o processo de sulear será o mesmo do anterior? =S

    beijos professor !
    responda-nos por favor =)

  4. Bruna disse:

    Sérgio (acho que não preciso te chamar de professor, né ? ;p), adorei o blog !!

    tô muito animada com as auas de física..
    sabia que ano passado participei de um projeto de física no IME ?

    foi muito bom e inesquecível ! acho que me motivo.. =D
    que tenhamos um ótimo ano..

    beiijos!


    Opa Bruna!

    Que bom que tenha gostado! Espero que possamos dar uma vida nova às
    nossas aprendizagens em física! Conte-me mais sobre o projeto que
    participou!

    Abração.
    Sérgio F. Lima

    PS: Sim, não precisa se prender a formalidade de professor pra lá e pra
    cá !

  5. Carolina Teixeira e Ana Cecília disse:

    Professor, muito legal e diferenciada esta sua ideia =)
    Beijos Carolina e Ana Cecília ;)

    =====
    Opa Carolina e Ana Cecília!

    Na verdade a idéia está na rede, estou apenas tentando implermentá-la na nossa escola! Se depender de alunas como vocês pode dar muito certo!

    Um ótimo ano com aprendizagens de física pra todos nós!

    []’s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.